ACONTECE: MARIA, 3-8-3, TEXTO TEATRAL DE JOAQUIM ASSIS, TEM LEITURA DRAMATIZADA NO TEATRO ADOLPHO BLOCH: 30 de junho de 2025, 2af, 19h COM ENTRADA FRANCA

A história se passa em duas épocas diferentes, em dois aniversários de Maria, aos 38 anos, e aos 83.  As velas do bolo se invertem. No passado, está cercada por amigos e aguardando seu grande amor. No presente, comemora com a família e com Evandro, o único que esteve nas duas festas, o que lhe traz recordações.

Direção da Leitura: Duaia Assumpção e Priscilla Rozenbaum. Elenco em ordem alfabética: Betina Viany, Bruno Quixotte, Clarisse Derzié Luz, Cristina Bethencourt, Duaia Assumpção, Eduardo Wotzik, Isadora Ruppert, Lucas Barbosa, Michele Fontaine, Priscilla Rozenbaum, Renato Peres. Luz: Mônica Ann Diniz, Figurino: Ronald Teixeira. Produção Realizamos Artes / Duaia Assumpção e Forte Filmes / Renata Paschoal

“Coincidência é um dos apelidos do mistério.  E tem mais, essa coisa das velas trocadas não para por aí, porque naquela noite, na hora do bolo…”

(fala de Maria

na peça

MARIA 3-8-3, de Joaquim Assis)

JOAQUIM ASSIS – AUTOR DE “MARIA 3-8-3”

Maria 383. Texto de Joaquim Assis.

30/06/2025, 2af, 19h. Teatro Adolpho Bloch, Rua do Russel, 804, Glória, Rio de Janeiro. Parte do Ciclo Dramaturgia em Leituras. Entrada Franca com retirada de senhas na bilheteria a partir de 17h.

Quem já fez curso com Joaquim Assis, tem ideia.
Cada aula é um evento, uma dimensão nova, divertida, profunda e instigante.
E tem tempo que não surge esta chance, ainda mais, presencial!
Dá para imaginar este curso que ele vem burilando com cuidado e muita gana de compartilhar seus conhecimentos. Incrível, define.

Este curso faz parte do projeto 90 Joaquins, da Realizamos Artes, que trata da comemoração dos 90 anos do Joaquim Assis, que está muito vivo e com muita disposição, Arte e vontade de compartilhar o que sabe.

Clique aqui para conhecer (ou lembrar) e curtir algumas das mais inspiradas e inspiradoras criações de Joaquim Assis.
Descrevemos para você: Joaquim Assis olha para a frente, com um sorriso tranquilo. Ele é branco, está levemente bronzeado, tem olhos castanhos, barba e sobrancelhas brancas, olhos castanhos e a testa mais alongada do lado esquerdo. Ele usa túnica branca e é visto até a altura dos braços cruzados, apoiados sobre uma superfície que não vemos. O fundo é branco e na linha do peito está escrito em letras cor de café: Artista Expresso, na linha seguinte, Joaquim Assis, abaixo em letras menores, https://joaquimassis.com.br e abaixo @joaqassis
Clique aqui e receba as boas vindas do site para conhecer, lembrar e/ou curtir o multi artista Joaquim Assis e sua obra. 
Descrevemos para vocês: 
Sobre fundo esmaecido da imagem de Joaquim Assis (voltado para a esquerda, a 3/4 de perfil, seu olhar se volta para nós, com um leve sorriso. ele usa blusa amarela e chapéu de brim azul marinho,é branco, olhos castanhos,  tem barba e cabelo brancos. ao fundo uma vegetação), está escrito em letras brancas na parte inferior: BOAS VINDAS
Clique aqui para conhecer parte do que Joaquim Assis ainda tem a publicar em Cinema, Teatro, TV, Audiovisual, Literatura, Ensino e Música.
Descrevemos para você: 
Sobre fundo claro, Joaquim Assis  voltado para a direita, sorri, olhando para baixo. Ele está de camisa laranja, tem barba e cabelos brancos. Sobre a foto, na parte inferior, à esquerda, está escrito em letras brancas: INÉDITOS by JOAQUIM ASSIS
Clique aqui para conhecer (ou lembrar) os filmes realizados, escritos, montados ou musicados por Joaquim Assis.
Descrevemos para você: Sobre fundo alaranjado com imagem esmaecida de cartazes dos filmes, está escrito em letras brancas: "CINEMA - FILMES REALIZADOS, ESCRITOS, MONTADOS OU MUSICADOS POR JOAQUIM ASSIS"
Clique aqui para conhecer (ou lembrar) os documentários premiados de Joaquim Assis, "O XENTE, POIS NÃO", "SOM E FORMA" e 'UMA PEQUENA OBRA -DOM ORIONE',
Descrevemos para você: Sobre fundo alaranjado com imagem esmaecida de cartazes dos docs  em letras brancas, está escrito: "CINEMA DOCS PREMIADOS"
Clique aqui para conhecer (ou lembrar) os documentários de Joaquim Assis resultantes do encontro com Carl Rogers no Brasil, em 1978.
Descrevemos para você: Sobre fundo rosado com imagem esmaecida de cartaz do doc "E Tudo é Muito Importante", em letras brancas, está escrito: "CINEMA DOCS CARL ROGERS"
Clique aqui para conhecer (ou lembrar) o que Joaquim Assis já fez em TELEVISÃO, seja em novelas, séries ou especiais de tv.
Descrevemos para você: Sob fundo "color bar" como as antigas tvs tinham, com imagens esmaecidas de cartazes de novelas, destaques de livros ou matérias de jornal, está escrito em letras brancas: "TELEVISÃO"
Clique aqui para conhecer (ou lembrar) o que Joaquim Assis já fez em Teatro, seja escrevendo, compondo ou fazendo a direção musical de peças.
Descrevemos para você: Sob fundo vermelho em tom de cortina de teatro, com imagens esmaecidas de cartazes de peças, está escrito em letras brancas: "TEATRO"
Clique aqui para conhecer um pouco da trajetória musical de Joaquim Assis. Esta página está em construção, pois a experiência regendo o Coral Avareté, desde 1977, composições e trilhas são bem extensas. 
Descrevemos para você: Sob fundo de pauta musical com imagens de Joaquim regendo, de seu coral cantando, de cartazes do coral, e também de peças e de filmes, está escrita em letras brancas a palavra "MÚSICA".
ENSINO
PUBLICAÇÕES
BIO DE JOAQUIM ASSIS
DEIXE QUE DIGAM
FALTOU DIZER


“Se não deseja perder o centro,
olhe pra fora vendo por dentro.
Se não deseja perder a hora,
olhe pra dentro vendo por fora.”
(Joaquim Assis, julho de 2006)

Se quiser, podemos enviar as novidades para você, basta deixar seu e-mail: