BIO

Para conhecer um pouco a história do homem que cria histórias, dentre outras coisas

Clique aqui para conhecer (ou lembrar) e curtir, um pouco da história pessoal de Joaquim Assis, desde a infância. 
Descrevemos para você: sobre fundo sépia, vemos a foto pb esmaecida de Joaquim Assis menino, até a altura do peito, braço esquerdo levantado, vestido de smoking com um bigodinho pintado, sorrindo para nós.

JOAQUIM DE ASSIS RIBEIRO NETO

nasceu no Rio de Janeiro, no dia 25 de junho de 1934, filho do engenheiro Paulo de Assis Ribeiro e de Vera Lucia de Assis Ribeiro.

Teve duas irmãs: Maria Clara, que morreu na infância, quando ainda não se sabia controlar desidratação de forma caseira, e Anna Maria de Assis Ribeiro, que partiu no final de 2021, após uma vida movimentada e cheia de aventuras, muitas das quais narradas em crônicas e textos. Anna Maria lhe deu os sobrinhos afilhados Rogério Noel (que fotografou o doc Som e Forma), Paulo e Dora Noel, que por sua vez o transformaram em tio avô e tio bisavô.

Frequentou o Colégio Bennett, que lhe deixou uma marca de liberdade e onde fez o primeiro amigo, Carlos Sussekind, que veio a se tornar escritor e transformar Joaquim Assis em personagem (fictício) de um de seus livros: “O Autor Mente Muito”.
Teatro desde cedo no Colégio Bennett
O pequeno Joaquim não viu problema em penetrar no camarote vip para diversão e constrangimento dos pais.

Sua infância foi marcante, grande parte vivida em uma pequena fazenda que seu avô, o médico Miguel Pereira, e sua avó, Maria Clara, construíram na localidade então chamada Estiva. Posteriormente, a Estiva passou a se chamar Miguel Pereira, adotando o nome do avô, que atendia a toda a população, independente de poder aquisitivo. Joaquim cresceu entre os animais da pequena fazenda e os violões da família e dos achegados.

Na adolescência, foi aluno do Colégio Zaccaria, mas estudar, estudar MESMO, foi no Liceu Francês. No intervalo entre os dois, teve a oportunidade de trabalhar na construção de uma estrada no interior de Goiás como ajudante do russo Jorge Pankov, que trabalhava no escritório de engenharia do pai. Adentrou-se pelo Brasil os acompanhando e assim conheceu parte da Amazônia, da Ilha da Trindade entre outros lugares. Além do pai, o cunhado Jean Noel lhe propiciou alguns voos no nariz do bombardeiro B-25, uma senhora aventura para um adolescente. Depois disso, claro que teria que se tornar sócio do Aero Clube do Brasil!

Na juventude, fez serviço militar na Marinha, saindo de lá 2º tenente da reserva e usando o uniforme que encantava as moças nos bailes.
Passou para a Faculdade de Engenharia, no Largo de São Francisco, e lá conheceu outro amigo de toda uma vida, Domingos Oliveira, que lhe apresentou o cinema onde logo Joaquim se encontrou.

Estudou  música com mestres como Edino Krieger, Esther Scliar, Isaac Karabtchevsky. Cantou no coral da rádio MEC e rege o Coral Avareté.

Montou filmes,

compôs trilhas,

escreveu, dirigiu.

E segue atuando

Regendo o Avareté, em foto de Paulo Noel, seu sobrinho.
Regendo o Avareté em seu aniversário de 80 anos. Ao fundo, sorrindo, Duaia Assumpção e os amigos Damado.

Padrinho de vários afilhados no Brasil e fora dele, Joaquim Assis teve dois filhos com Lucília Brasil, Marina e Pedro Paulo. E já tem netas e um neto, também. Desde 1988, Joaquim é casado com a atriz e escritora Duaia Assumpção. É apaixonado por natureza, animais, arte, especialmente cinema e música, sonha ter mais tempo pra ficar à toa, ama dar bom dia para o cachorro, Jujuba, que tem esse nome pelo gosto por essas balas coloridas. Gosta de resolver problemas de física e matemática, de fazer sonetos e tocar violão.

Quer saber mais? Visita o PAPO RETO com ele e dá uma olhada no que andam dizendo dele em DEIXE QUE DIGAM… Além de claro, conhecer sua obra. Basta clicar nas imagens abaixo, e boa viagem!

Clique aqui para conhecer (ou lembrar) e curtir algumas das preferências e opiniões de Joaquim Assis respondendo de bate-pronto.  Descrevemos para você: sobre fundo cinza indefinido, imagem pb esmaecida do rosto de Joaquim Assis em contraluz. Ele olha sério para nós. Os cabelos brancos recebem a luz do sol. Sobre ela, em letras pretas, na parte superior e inferior, centralizado, está escrito “PAPO RETO”
Descrevemos para você: Sobre fundo claro, a mesma foto de Joaquim sorrindo voltado para a direita, olhando para baixo, que está na aba INÉDITOS, agora em pb esmaecido. Sobre ela, em letras pretas, na parte inferior, centralizado, está escrito "DEIXE QUE DIGAM"

Ou se preferir, escolhe no menu de imagens para continuar passeando no site

ARTISTA EXPRESSO - JOAQUIM ASSIS
BOAS-VINDAS
INÉDITOS by JOAQUIM ASSIS
CINEMA FILMES REALIZADOS, ESCRITOS, MONTADOS OU MUSICADOS POR JOAQUIM ASSIS
CINEMA DOCS PREMIADOS
CINEMA - DOCS CARL ROGERS
TELEVISÃO
TEATRO
MÚSICA
ENSINO
PUBLICAÇÕES
BIO DE JOAQUIM ASSIS
DEIXE QUE DIGAM
FALTOU DIZER


“Se não deseja perder o centro,
olhe pra fora vendo por dentro.
Se não deseja perder a hora,
olhe pra dentro vendo por fora.”
(Joaquim Assis, julho de 2006)