
Aqui você conhece (ou lembra) e curte os documentários de Joaquim Assis resultantes do encontro com Carl Rogers no Brasil, em 1978.
Carl Rogers (1902-1987), psicólogo estadunidense criador da humanista Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), ao assistir o documentário O Xente, pois Não, de Joaquim Assis, ficou fascinado por reconhecer no filme a tradução orgânica de seus ideais humanistas. Em decorrência disso, Joaquim foi convidado a documentar a imersão que ocorreu na Aldeia de Arcozelo, que contou com a presença do próprio Rogers em parte do Encontro, em 1978, filmando também uma entrevista com este, considerada de valor histórico pelo CTAV.

E TUDO É MUITO IMPORTANTE
Média Metragem, em 35 mm, 60’, cor, 1978
Filmado no 2º Encontro de Terapia Centrada na Pessoa com Carl Rogers, na Aldeia de Arcozelo, 1978.
Assista o trailer,
Assista o filme E TUDO É MUITO IMPORTANTE
Assista a LIVE . Na Live, Joaquim Assis conversa com o Babalawô Prof. Dr. Em História Comparada, Ivanir dos Santos, com a documentarista, curadora e Prof. Dra. Tetê Mattos e com o psicólogo, especialista em estudos rogerianos, Eduardo Bandeira, que foi o idealizador e coordenador do histórico 2º Encontro de Terapia Centrada na Pessoa, com a presença de Carl Rogers, criador desta corrente (ACP), em janeiro de 1978 na Aldeia de Arcozelo. Complemente Assistindo DEPOIMENTO DE CARL ROGERS em inglês com legendas em português e a LIVE sobre o filme no canal da Realizamos Artes

Curta Metragem, 35 mm, 22′, cor, 1978
Filmado no 2º Encontro de Terapia Centrada na Pessoa com Carl Rogers, na Aldeia de Arcozelo, 1978.
O psicólogo norte-americano Carl Rogers (1902-1987), conversa com o cineasta Joaquim Assis após o 2º Encontro da Aldeia de Arcozelo – RJ, em 1978. Rogers desenvolveu a Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) e é autor dos livros “Tornar-se Pessoa”, “Um Jeito de Ser”, “Grupos de Encontro”, entre muitos outros. Seu pensamento inspira o trabalho de muitos terapeutas e também o do CVV (Centro de Valorização da Vida). O 2º Encontro da Aldeia de Arcozelo é ainda o tema do média metragem “E Tudo é Muito Importante”, de Joaquim Assis, que foi convidado a documentá-lo porque seu premiado curta metragem “O Xente, Pois Não!” impactou Rogers, e está citado no livro “Um Jeito de Ser”.
Assista DEPOIMENTO DE CARL ROGERS em inglês com legendas em português
Assista a LIVE sobre Depoimento de Carl Rogers com a psicóloga e professora Marcia Tassinari, conversando com Marialva Monteiro e Joaquim Assis.
“Creio que sei por que me é gratificante ouvir alguém. Quando consigo realmente ouvir alguém, isso me coloca em contato com ele, isso enriquece a minha vida. Foi ouvindo pessoas que aprendi tudo o que sei sobre as pessoas, sobre a personalidade, sobre as relações interpessoais.
Ouvir verdadeiramente alguém resulta numa outra satisfação especial”. (ROGERS, 1977)
Está em fase de tradução o artigo de dez páginas sobre O XENTE, POIS NÃO! que Carl Rogers deixou manuscrito para Joaquim:



Clique na imagem e saiba mais sobre
“O XENTE, POIS NÃO!”, o documentário de Joaquim Assis que impactou Carl Rogers
Ou se preferir, escolha no menu:
“Se não deseja perder o centro,
olhe pra fora vendo por dentro.
Se não deseja perder a hora,
olhe pra dentro vendo por fora.”
(Joaquim Assis, julho de 2006)
Você pode assinar a newsletter deixando apenas o seu e-mail, mas se quiser nos contar mais sobre você, gostaremos de saber!
















