MÚSICA

Clique aqui para conhecer (ou lembrar) e curtir, um pouco da trajetória musical de Joaquim Assis. Esta página está em construção, pois a experiência regendo o Coral Avareté, desde 1977, composições e trilhas são bem extensas. 
Descrevemos para você: Sob fundo de pauta musical com imagens de Joaquim regendo, de seu coral cantando, de cartazes do coral, e também de peças e de filmes, está escrita em letras brancas a palavra "MÚSICA".

A vida de JOAQUIM ASSIS é uma verdadeira trilha sonora com um mix de clássico e popular em doses generosas de ambas as partes. Amante inveterado de música, ele é compositor, regente, diretor musical, cantor e ainda arranha uns instrumentos.


O CORAL AVARETÉ regido por Joaquim, começou a se reunir em 1977. Na época se chamava Corinho. Para saber mais, visite o BLOG DO AVARETÉ ou tenha um gostinho a partir do depoimento da contralto Cleide Vital, que está no Coral há mais de 40 anos, clicando aqui.

Dizem que vive cantarolando e inventando sonoridades por aí. Para conhecer seus trabalhos como músico e descobrir com quem ele aprendeu mais essa arte (Alerta spoiler: tem a ver com Edino Krieger e Antônio Rebelo),

Mesmo na função de colaborador do texto de novelas, eventualmente a criatividade de Joaquim se estende à música, na imagem, partituras de músicas feitas para Dez Mandamentos e Ribeirão do Tempo. Da mesma forma, ao escrever um filme, lhe vem um tema, como no caso do longa “Tudo é Muito Importante”, ainda a ser produzido.

Música em Cinema e TV

Alguns dos filmes para os quais fez a trilha ou a direção musical: Todas as Mulheres do Mundo, Edu Coração de Ouro, As Duas faces da Moeda, Carreiras.

No início, foi a trilha do longa Todas as Mulheres do Mundo, entre tantas outras funções no filme do amigo Domingos Oliveira, inaugurando uma longa parceria em cinema, tv e teatro. Um exemplo é “Duas Faces da Moeda” que saiu da telona para remake na telinha.

Música em Teatro

Algumas Trilhas e Direção Musical em Teatro.

Diretor musical e compositor da trilha sonora de diversas peças.  

Entre elas Pique, 1,2,3, de Claudio Mac Dowell e Betina Viany, O Estranho, direção de João Bethencourt, Ensina-me a Viver de Colin Higgins, A Volta por Cima, de Domingos Oliveira – ambas dirigidas por Domingos Oliveira; Leio Porque Quero e 4 – Peça de Câmara para 1 Atriz e 4 Personagens, de Duaia Assumpção.

Regente desde 1977 do Coral que atualmente se chama AVARETÉ

Assistente de Isaac Karabitchevsky, no Coral Israelita

Foi aluno de Edino Krieger, Antônio Rebelo, Evandro Rosa e Esther Scliar, entre outros

Foi cantor do Coro da Rádio MEC.

Joaquim Assis e Isaac Karabitchevsky
Joaquim Assis regendo o então “Corinho”, que veio a se chamar Avareté
Clicando aqui você ouve trecho de música de Joaquim Assis composta para a peça “Ensina-me a Viver” e que entrou também na versão televisiva do filme “As Duas Faces da Moeda”.
Clicando aqui, você assiste Joaquim Assis tocando “Tio Quirino”, melodia que este cantava e a que Joaquim agregou alguns versos.

Para saber mais (ou lembrar) e curtir a obra de Joaquim Assis, clique nas imagens:

ARTISTA EXPRESSO - JOAQUIM ASSIS
BOAS-VINDAS
INÉDITOS by JOAQUIM ASSIS
CINEMA FILMES REALIZADOS, ESCRITOS, MONTADOS OU MUSICADOS POR JOAQUIM ASSIS
CINEMA DOCS PREMIADOS
CINEMA - DOCS CARL ROGERS
TELEVISÃO
TEATRO
MÚSICA
ENSINO
PUBLICAÇÕES
BIO DE JOAQUIM ASSIS
DEIXE QUE DIGAM
FALTOU DIZER


“Se não deseja perder o centro,
olhe pra fora vendo por dentro.
Se não deseja perder a hora,
olhe pra dentro vendo por fora.”
(Joaquim Assis, julho de 2006)

FALTOU DIZER

No acervo musical de Joaquim Assis faltam composições, partituras, gravações. Esta é uma das lacunas que precisamos preencher na pesquisa sobre sua obra

Se você tem ou sabe onde há registros da obra musical de Joaquim Assis, entra em contato conosco?

Clica na imagem ao lado e saiba como.