PUBLICAÇÕES

Clique aqui para conhecer (ou lembrar) e curtir, publicações com textos de Joaquim Assis ou sobre ele e sua obra.
Descrevemos para você: sobre fundo esmaecido com imagem de lombadas de livros na horizontal, escrita em letras brancas, a palavra "PUBLICAÇÕES".

Aqui você conhece (ou lembra) e curte publicações com textos de Joaquim Assis ou sobre ele e sua obra.

LIVROS COM TEXTOS ESCRITOS POR JOAQUIM ASSIS

O bem humorado A Pulga Ninfomaníaca tem capa de Ziraldo e ilustrações de Elvira Vigna, Foi escrito em parceria com Eduardo Prado, que também editava os Cadernos de Psicanálise e A Pomba, vários com textos de Joaquim. E se tornaram livros os textos do filme Villa Lobos, escrito por Joaquim com direção de Zelito Viana, e da peça Os melhores anos de nossas vidas, escrito com Domingos Oliveira e Lenita Plonczynski.

Joaquim também coordenou A Voz da Fome, composto por entrevistas feitas para a Campanha da Cidadania contra a Miséria e pela Vida, encabeçada por Herbert de Sousa, o Betinho, e o IBASE.

PUBLICAÇÕES COM ENTREVISTAS DE JOAQUIM ASSIS

Organizado por Claudia Furiati, Cadernos do FestRio 1 documenta o encontro histórico de expoentes em roteiro para cinema e tv. Palavra de Roteirista, de Lucas Paraizo além de livro, tem filme com parte do depoimento dos entrevistados sobre o tema.

PUBLICAÇÕES COM REFLEXÕES SOBRE SUA OBRA

As três publicações destacadas focam os documentários de Joaquim, com ênfase em O Xente, Pois Não!. O Caderno O Xente, pois não, editado pela FASE, aborda o conteúdo do filme diretamente. O clássico livro de Miriam Alencar, O Cinema em Festivais e os caminhos do curta metragem no Brasil, contém parte da trajetória de Joaquim com seus documentários premiados. Já o livro de Carl Rogers, Um Jeito de Ser vê na comunidade retratada em O Xente, pois Não! a materialização dos ideais do humanismo e da abordagem centrada na pessoa, corrente idealizada por Rogers.

E ainda está inédito O SONHO E A RAZÃO, livro de Joaquim Assis contemplado com a Bolsa Vitae de Artes. Aliás, Joaquim é um dos raros casos de premiação dupla pela Fundação Vitae, que também o contemplou com a Bolsa para escrever o roteiro cinematográfico “Tudo é Muito Importante”, com argumento e colaboração de Duaia Assumpção em 1991.

DEIXE QUE DIGAM

Para saber mais ainda, dê uma olhada na seção DEIXE QUE DIGAM, lá tem muito mais sobre Joaquim Assis e sua obra, visto por outros feras do cinema, da tv, do teatro e da vida.

Clique na imagem ao lado.

Ou se preferir, escolhe no menu de imagens para continuar passeando no site:

ARTISTA EXPRESSO - JOAQUIM ASSIS
BOAS-VINDAS
INÉDITOS by JOAQUIM ASSIS
CINEMA FILMES REALIZADOS, ESCRITOS, MONTADOS OU MUSICADOS POR JOAQUIM ASSIS
CINEMA DOCS PREMIADOS
CINEMA - DOCS CARL ROGERS
TELEVISÃO
TEATRO
MÚSICA
ENSINO
PUBLICAÇÕES
BIO DE JOAQUIM ASSIS
DEIXE QUE DIGAM
FALTOU DIZER


“Se não deseja perder o centro,
olhe pra fora vendo por dentro.
Se não deseja perder a hora,
olhe pra dentro vendo por fora.”
(Joaquim Assis, julho de 2006)

Você assina a newsletter incluindo seu e-mail (lembra de responder a mensagem de confirmação)