TELEVISÃO

Clique aqui para conhecer (ou lembrar) e curtir, o que Joaquim Assis já fez em TELEVISÃO, seja em novelas, séries ou especiais de tv.
Descrevemos para você: Sob fundo "color bar", com imagens esmaecidas de cartazes de novelas, destaques de livros ou matérias de jornal, está escrito em letras brancas: "TELEVISÃO"

A teledramaturgia brasileira é conhecida pela sua excepcional qualidade, com sucessos que a gente vai guardar na memória para sempre. E um deles é a novela Roque Santeiro, da TV Globo, que arrebatou a audiência de todo o Brasil. E lá estava Joaquim Assis como um de seus roteiristas (já disse que ele não gosta dessa palavra!). E na Record, .Joaquim trabalhou dezesseis anos seguidos, de 2006 a janeiro de 2021. Pode-se dizer que até colaborou para Moisés abrir o Mar Vermelho, em Os Dez Mandamentos

O primeiro texto que Joaquim Assis escreveu com Domingos Oliveira e Stephan Wohl para a TV foi premiado. Era uma adaptação de Andersen, chamado A Sereiazinha.

Joaquim também trabalhou na TV RIO, no programa Noite de Gala, escrevendo textos que eram dirigidos por Moacir Masson, e acompanhados ao violão por Luiz Bonfá.

Nos dezesseis anos em que trabalhou na TV Record, Joaquim Assis colaborou para muitos sucessos:

E a mais recente colaboração de Joaquim Assis na Record ainda está inédita. Aguarde.

Até lá, aproveita para desfrutar de seu premiado documentário de 1973, O XENTE, POIS NÃO!

Agora disponível no streaming nos canais Looke, Vivo Play e Now.

Funções exercidas

Autor – roteirista / analista e supervisor de textos/ professor

Começou na TV sendo premiado pelo especial A Sereiazinha, em parceria com o amigo Domingos Oliveira.

Autor contratado pela TV Globo -1983 a 1991 – entre muitos outros trabalhos foi roteirista dos tele-dramas Caso Especial e Quarta Nobre, A Bolsa ou a Vida, O Pacto, Dominó, A idade sem razão, Alice e Alice (autoria), TNT (em parceria com Dino Menasché), Amizade Colorida (em parceria com Armando Costa, Braulio Pedroso, Lenita Plonczynski e Domingos Oliveira) e da novela Roque Santeiro, de Dias Gomes e Aguinaldo Silva. 

Joaquim Assis fez parte da formação da Casa de Criação, formada por Dias Gomes, Ferreira Gullar, Euclydes Marinho, Luiz Gleiser e Marília Garcia, onde orientou vários autores hoje no mercado.

Breve passagem pelo SBT onde estruturou a novela inédita Caubói com José Joffily e Denise Bandeira, no núcleo de Walter Avancini.

Roteirista contratado pela TV Record de 2006 a janeiro de 2022- colaborador das novelas Vidas Opostas, Ribeirão do Tempo e do seriado A Lei e o Crime de Marcílio de Moraes, Dona Xepa, remake de Gustavo Reis para o original de Pedro Bloch, e também de Os Dez Mandamentos de Vivian Reis, e ainda os sucessos internacionais Jesus e O Rico e Lázaro de Paula Richard. A série Todas as Garotas em Mim, com a qual colaborou até janeiro de 2022 segue inédita.

Quer sugestões de navegação?

Curte o que gente bacana (como você) diz sobre o Joaquim Assis.

E se sabe algo sobre ele ou sobre sua criação que faltou dizer, conta para a gente! Ou se preferir, escolhe no menu de imagens para continuar passeando no site.

DEIXE QUE DIGAM
FALTOU DIZER
ARTISTA EXPRESSO - JOAQUIM ASSIS
BOAS-VINDAS
INÉDITOS by JOAQUIM ASSIS
CINEMA FILMES REALIZADOS, ESCRITOS, MONTADOS OU MUSICADOS POR JOAQUIM ASSIS
CINEMA DOCS PREMIADOS
CINEMA - DOCS CARL ROGERS
TELEVISÃO
TEATRO
MÚSICA
ENSINO
PUBLICAÇÕES
BIO DE JOAQUIM ASSIS
DEIXE QUE DIGAM
FALTOU DIZER


“Se não deseja perder o centro,
olhe pra fora vendo por dentro.
Se não deseja perder a hora,
olhe pra dentro vendo por fora.”
(Joaquim Assis, julho de 2006)

Você assina a newsletter incluindo seu e-mail (lembra de responder a mensagem de confirmação)